Inova Portugal: O Portal do Empreendedorismo

Projeto

O projeto Inovação Portugal é um completo programa de empreendedorismo promovido pela ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários. Visa sensibilizar, preparar e dotar empresários e empreendedores de competências específicas no domínio da iniciativa empresarial. Este portal é um dos pilares do projeto Inovação Portugal, que disponibiliza ainda uma revista, ferramentas próprias para a aceleração de projetos empresariais, redes de cooperação, ações de networking, sessões de coaching avançado, entre muitos conteúdos especializados, como estudos e working-papers. Apostando numa estratégia disruptiva, agregadora de múltiplos contributos e adaptada às mais recentes metodologias de apoio e estímulo à iniciativa empresarial, o projeto Inovação Portugal assume, deste modo, o desígnio de transferir conhecimento fundamental para o desenvolvimento sustentável de PME e para a estímulo do empreendedorismo qualificado e de novos negócios de elevado potencial.

INICIATIVAS PROJETO INOVAÇÃO PORTUGAL

IEC – Innovation & Enterprenership Center

Espaço dedicado à disponibilização de informação técnica e especializada. Tratar-se-á de um centro de recursos, com conteúdos adaptados às necessidades inerentes às várias fases do empreendedorismo: das ideias aos planos de negócios, passando pela incubação até à fase de expansão e internacionalização.

  • Think Center

Rede de coaches e mentores, que apoia o desenvolvimento de conteúdos e a disponibilização de informação técnica, nomeadamente ferramentas de apoio à iniciativa e ao desenvolvimento empresarial. O objetivo é compilar informação relevante, resultante de estudos, investigações e análises, recorrendo, para o efeito, à interação e cooperação entre um conjunto de players e parceiros que integram as diversas plataformas e iniciativas do Projeto Inovação Portugal.

  • Inc center

Pela sua vocação aceleradora de negócios embrionários, pelo networking que fomentam e por todos os apoios que as circundam, as incubadoras de empresas merecem particular atenção no contexto do Projeto Inovação Portugal. Através do Inc Center, propomos fornecer ao empreendedor informação de relevo em matéria de incubação, sistematizando também a oferta existente e as respetivas oportunidades e vantagens.

  •  Internacional Center

A contração do mercado interno tem vindo a sublinhar a importância estratégica da internacionalização, enquanto agente catalisador da economia nacional e janela de oportunidade para o empreendedorismo português. Promover, facilitar e apoiar esse processo de expansão dos negócios lusos além fronteiras é o propósito do Internacional Center. Um intento que se traduz na agregação de informação útil à internacionalização de negócios de elevado potencial, nomeadamente artigos sobre mercados emergentes, dossiers sobre oportunidades e condicionantes de negócios fora de portas, apoios e soluções de financiamento.

ASA  – ANJE Startup Accelerator

O ASA – ANJE Startup Accelerator é um programa de aceleração promovido pela Associação Nacional de Jovens Empresários que apresenta uma combinação inovadora de metodologias com provas dadas em programas de empreendedorismo internacionalmente reconhecidos com metodologias de estímulo à criatividade. Para consultar os manuais setoriais resultantes do programa e mais informações sobre o seu método de funcionamento clique aqui.

Sobre a ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários: 

Associação de direito privado e utilidade pública que, desde 1986, representa institucionalmente os jovens empresários portugueses e os apoia na sua atividade empresarial. Foi, aliás, pioneira na promoção do empreendedorismo jovem no nosso país e, mais recentemente, notabilizou-se no incentivo à adoção de modelos empresariais baseados na inovação, investigação e desenvolvimento. De facto, a ANJE tem concentrado esforços no chamado empreendedorismo qualificado, de forma a criar condições para que os jovens convertam o seu conhecimento em valor empresarial. Para tanto, a associação disponibiliza incubadoras para empresas de base tecnológica e fornece acompanhamento especializado em processos de formação, gestão, financiamento e inovação empresariais. Com mais de cinco mil associados, mais de meia centena de colaboradores, uma dezena de áreas operacionais e vários núcleos regionais, a ANJE desenvolve uma atividade de indesmentível relevância pública. Tem, de resto, o estatuto de parceiro social.