Inova Portugal: O Portal do Empreendedorismo

Incubação Empresarial em Portugal

Dossier Temático

As incubadoras de empresas são espaços dedicados à iniciativa empresarial, por regra mais adequados a empresas nas fases iniciais de desenvolvimento (seed capital e startup), uma vez que estas ainda se encontram num processo evolutivo e, por isso, só têm a ganhar com os custos reduzidos de instalação, com o acompanhamento dos negócios e com o ambiente de partilha. Por outro lado, dadas as características físicas dos seus espaços, que possibilitam a instalação de várias empresas num mesmo edifício, as incubadoras visam também, preferencialmente, o acolhimento de micro e pequenas empresas.

Adaptados ao espírito das incubadoras empresariais, os empreendedores poderão retirar dessa opção muito mais do que o mero benefício dos serviços logísticos disponibilizados. O espírito de partilha, de solidariedade, de entreajuda e de troca de ideias potenciado nestas plataformas é, efetivamente, facilitador de um conjunto de oportunidades de negócio, de colaboração, de promoção e de formação ao dispor dos empreendedores.

Neste documento, apresentamos uma compilação das principais incubadoras de empresas existentes em Portugal. Para além de uma listagem onde identificamos as principais estruturas dedicadas atualmente à incubação virtual, destacamos, ao nível da incubação física, um com junto de incubadoras que, um pouco por todo o país, se evidenciam no cumprimento da missão de apoio logístico às empresas nascentes.

Download

 

Categories: